SNO e SimPós
A Semana Nacional de Oceanografia (SNO) é um evento anual que reúne estudantes, profissionais e a comunidade local para um grande encontro organizado e coordenado por alunos de Oceanografia e Oceanologia do Brasil de Norte a Sul. O evento é composto geralmente por 7 dias de atividades acadêmico-científicas (palestras, mesas redondas, apresentações de pesquisas, saídas de campo e minicursos), desportivas e culturais.
O SimPós Oceano é um evento promovido por discentes e docentes do Programa de Pós-graduação em Oceanografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com o propósito de fomentar um ambiente propício ao debate sobre as ciências marinhas e estreitar os laços da comunidade científica, especialmente durante o período pandêmico. Iniciado em 2021 de maneira virtual, o SimPós teve sua primeira edição presencial em 2023.
A partir de esforços colaborativos entre a graduação e a pós graduação, a trigésima quarta edição da SNO ocorrerá integrada com a quarta edição do SimPós. Visando ampliar ainda mais o diálogo científico nas ciências do mar e impulsionar um maior envolvimento de âmbito nacional entre os estudantes de ciências do mar, conectar as universidades, laboratórios de pesquisas e culturas.
Logo e Artes por: Victor Hugo Menezes @hvmg e
Cauê Machado Tompson @camtt35
Cultura Oceânica:
Resiliência do Sistema Costeiro-Marinho
Admitindo o estado de emergência ambiental e civilizatória em que a sociedade humana se encontra, principalmente a partir dos grandes centros urbanos, mas que afeta todo o planeta e todos os seres, entende-se a necessidade de ações efetivas de enfrentamento às mazelas socioambientais. Para tanto, assume-se o compromisso com a Década dos Oceanos proclamada pela ONU. A importância de se discutir ciência e tecnologia, conceitos e padrões de sucesso é o que tem norteado o progresso das sociedades atuais. No entanto, na atual conjuntura regional e global, visto os imensos passivos ambientais, sociais e desafios históricos em ascensão, emergem as seguintes questões: Para quem tem servido a ciência? Para que parcela social tem servido a oceanografia?
Por isso, a XXXIV Semana Nacional de Oceanografia busca representar uma ótima oportunidade para propor uma revisão na formação e atuação do oceanógrafo, como reinventar-se para agir não só de forma técnica e científica como também de forma política e cotidiana na comunidade em que está inserido. Nesse sentido, educação socioambiental, aquacultura, energias limpas, comunidades tradicionais e originárias, turismo de base comunitária, saneamento ecológico e recuperação de ecossistemas são alguns dos temas planejados para terem maior foco e relevância neste encontro.
O tema para a próxima SNO surgiu dessa necessidade de entender e propor ações de enfrentamento aos múltiplos usos do sistema costeiro-marinho. Desde a pesca industrial à especulação imobiliária, permeando a construção de portos ou engorda de praias, esse ecossistema tem sofrido fortíssima pressão antrópica, levando à diminuição da biodiversidade em paralelo com o desenvolvimento econômico. Dessa forma, objetiva-se a realização de uma Semana Nacional de Oceanografia que reflita em como o oceanógrafo pode ter voz na tomada de decisão, dialogando entre a comunidade tradicional, a acadêmica e mercado empresarial em prol do meio ambiente.
​
Trata-se de um quesito fundamental o entendimento de como participar ativamente da política local e nacional por meio de representação estudantil, de consultorias públicas, projetos socioambientais e outros. Com a realização do evento, espera-se reforçar a importância de um pensamento e posicionamento crítico perante os impactos antrópicos contra a natureza.